Confira as orientações para regularizar seu crédito!

Ao receber uma notificação de que está com pagamentos em atraso, o consumidor poderá regularizar o seu crédito a qualquer momento, bastando procurar a empresa credora e realizar o pagamento do débito pendente.

Se você estiver com pagamentos em atraso, a CDL te ajuda a regularizar o seu crédito. Siga as nossas orientações:

Aviso de notificação

Antes da inclusão do registro de débito no banco de dados do SPC Brasil, o consumidor que contraiu a dívida é notificado previamente, de acordo com o disposto no Artigo 43, parágrafo 2º, do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90), ou seja, é remetido um comunicado avisando que a informação da dívida será incluída no banco de dados do SPC.

A notificação também informa o nome do estabelecimento comercial que comandou a inclusão do registro, a fim de que o consumidor recorra a essa empresa para quitar sua dívida e regularizar o seu crédito.

Atendimento

Sempre que realizar alguma compra e for identificada alguma restrição de crédito, caso o consumidor não saiba qual é a empresa credora, ele deverá dirigir-se a uma entidade (Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL ou Associação Comercial) portando seus documentos originais CPF e RG e solicitar a consulta.

Nessa consulta, constarão as ocorrências: se a pendência é no SPC, com cheque lojista ou no Cadastro de Cheques sem Fundos (CCF) do Banco Central.

Quitando a dívida

Com um extrato em mãos, o consumidor deverá dirigir-se ao estabelecimento que está em débito e renegociar sua dívida. Após o pagamento, o estabelecimento comercial irá acessar o sistema do SPC Brasil e efetuar a baixa do registro.

O prazo para a exclusão é de até (05) cinco dias úteis após saldar suas dívidas.