Dia das Crianças 2019: 5 dicas para faturar com a data

A chegada do Dia das Crianças representa mais uma oportunidade valiosa do e-commerce para ampliar vendas em um curto intervalo de tempo. Mas aproveitar todo o potencial dessa ocasião é uma tarefa que exige planejamento e ações estratégicas. O portfólio de produtos precisa estar alinhado com a data, seguindo condições comerciais competitivas.

Junto a isso, existem outras ações práticas e objetivas que podem ser colocadas em ação para otimizar o desempenho de quem deseja faturar mais com a data. Listamos as principais dicas neste post:

 

1) Olho no portfólio: anuncie itens alinhados com a data
Existem algumas categorias que são unanimidade em vendas durante o Dia das Crianças. A mais famosa delas, evidentemente, são os brinquedos. Por essa razão, é fundamental priorizar esse portfólio na hora de montar as ofertas.

2) Fortaleça os estoques: garanta a pronta entrega
O pico de vendas ocasionado pelo Dia das Crianças exige um estoque robusto para que a loja não enfrente problemas. Identifique os itens com maior potencial de venda e negocie um volume maior de unidades junto aos fornecedores. Isso vai evitar a ruptura de estoque, ao mesmo tempo em que elevará o poder de barganha junto aos fornecedores. Essa aquisição precisa ser antecipada, de modo a garantir a chegada dos itens na loja dentro do prazo, evitando frustrações.

3) Otimize a logística: garanta envios no prazo
Um grande pico de vendas em um curto intervalo de tempo pode ampliar a pressão sobre a operação da loja virtual. É necessário garantir que todo o trabalho de faturamento, picking, packing e postagem ocorra sem falhas, mesmo com um volume superior de itens. Para isso, vale a pena adotar desde soluções simples, como embalar os produtos antecipadamente, até investimentos como a contratação de trabalhadores temporários. A maioria absoluta dos itens comprados durante esse período são para presente, portanto, os atrasos são inaceitáveis. Eles podem resultar em devoluções e cancelamentos, que são altamente onerosos ao negócio.

4) Pratique o overdelivering: ofereça brindes e presentes
O crescimento nas vendas também pode ser uma oportunidade para fidelizar e conquistar novos clientes. Para isso o overdelivering é uma excelente estratégia. É possível surpreender o cliente com ações simples, como oferecer um brinde ou uma mensagem de agradecimento junto com o produto comprado. Também é possível realizar ações mais elaboradas, como disponibilizar um cupom de desconto. Faça as contas e avalie qual ação é a mais viável para o seu negócio.

5) Amplie a divulgação: aposte nos marketplaces
Outra boa estratégia para vender mais no Dia das Crianças é expor produtos nos sites das grandes redes varejistas. Muitos consumidores dão preferência a esses canais de venda de olho em aspectos como credibilidade, variedade de portfólio e oferta de múltiplos meios de pagamento. Os marketplaces também permitem ampliar a abrangência geográfica do negócio, atingindo um número maior de potenciais clientes.

 

Fonte: SPC Brasil