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Recebeu SMS dizendo que está no cadastro positivo? Entenda o que significa.

Consumidores já começaram a ser avisados por SMS, e-mail ou carta sobre a criação de seu cadastro positivo. A mensagem pode surpreender, já que a abertura do cadastro é automática, o que significa que o cliente não precisa autorizar o envio dos dados. O SMS, por exemplo, diz o seguinte: O seu Cadastro Positivo foi aberto nos birôs Boa Vista, Quod, Serasa e SPC Brasil. Mais detalhes: brasilnopositivo.com.br

O cadastro positivo é um registro que considera o pagamento de contas em dia, dizendo se o consumidor é um bom pagador. É o contrário do cadastro negativo, mais conhecido. O negativo lista quem está com o nome sujo, registrando as contas em atraso e os calotes.

Apesar de o consumidor não precisar dar autorização, ele deve ser avisado individualmente quando seu nome for incluído no cadastro positivo. Quem não quer fazer parte, deve procurar uma das quatro gestoras e pedir para seu nome ser excluído. A que receber o pedido deve avisar as outras três.

O cancelamento do cadastro pode ser feito pela internet, por telefone, por correio ou pessoalmente. Mais informações podem ser no site da ANBC.

Depois do cancelamento, o consumidor pode pedir para abrir novamente o cadastro, se desejar, entrando em contato com uma das gestoras. O período que ficou de fora, porém, não será levado em conta para melhorar a nota no cadastro, segundo a ANBC.

A lei que autoriza a inclusão automática no cadastro foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em abril, e as regras foram esclarecidas por um decreto em julho.

Avisos começaram no mês passado De acordo com Elias Sfeir, presidente da ANBC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito), as pessoas começaram a ser avisadas no mês passado, e a estimativa é que 120 milhões sejam incluídos no cadastro positivo na primeira fase.

Em novembro, os cinco maiores bancos do país e aproximadamente cem instituições financeiras começaram a enviar informações sobre o histórico de pagamento dos seus clientes para as quatro gestoras.

As informações positivas enviadas pelas instituições, porém, ainda não foram incluídas nos cadastros, mesmo daqueles que já receberam o aviso, segundo Sfeir.

“Ao ser informado, o consumidor terá 30 dias para se manifestar. Só depois desse prazo é que os birôs de crédito incluirão as informações e, que, portanto, o cadastro positivo estará aberto”, afirma.

Pela regra, o mercado só poderá acessar as informações sobre os consumidores no cadastro positivo 60 dias após as gestoras receberem o histórico de pagamentos. Isso significa que os primeiros inscritos poderão ter seus dados consultados a partir de 12 de janeiro de 2020.

Pontuação já existe antes do cadastro positivo

Entrando no site de uma das gestoras, é capaz que o consumidor já encontre uma nota de crédito, também chamada score, que em geral vai de zero a mil e indica a pontualidade do pagamento. A nota que aparece no site leva em conta os dados negativos e em dados cadastrais, que já eram recebidos, segundo a ANBC.

Quando você compra um produto no crediário ou pede um financiamento, em geral preenche uma ficha em que informa sua renda e da família, por exemplo. Com esses dados, o birô avalia sua capacidade de pagamento e seu score.

Toda pessoa ou empresa tem uma nota de crédito anterior ao cadastro positivo. A partir de agora, com a entrada em vigor do cadastro positivo, o que muda é que os dados positivos serão integrados a esse score, segundo a ANBC.

Fonte: UOL