Cliente Oculto

O que é cliente oculto?

É um profissional escolhido para fazer pesquisas em determinadas empresas com o intuito de avaliar o atendimento e tudo que envolva o contato com o consumidor, avaliando de forma imparcial e independente o padrão de atendimento do estabelecimento. Esse método de avaliação se diferencia das pesquisas de mercado e de satisfação convencionais, pois ele trabalha mais a fundo para obter informações sobre os aspectos qualitativos e humanos.

Como ele atua? Atua de forma anônima para vivenciar e analisar toda a jornada de compra, coletando informações preciosas para as empresas que aderiram esse serviço. Existem três características que são necessárias para o cliente oculto: ele deve ter perfil crítico e analítico; saber se comunicar bem; e necessário que haja discrição.

Cliente oculto: o que a técnica pode revelar sobre o seu ...

Ele faz as seguintes observações:

  • Como a empresa presta o atendimento;
  • O espaço físico (PDV) ou virtual (site, e-commerce);
  • A organização e a limpeza da loja;
  • A exposição de materiais de comunicação;
  • A oferta de produtos e serviços;
  • A defesa da marca;
  • As condições e possibilidades de pagamento;
  • A rapidez das entregas de produtos ou serviços;
  • A atuação da concorrência.

Como ele ajuda no crescimento das empresas?

Como dito anteriormente, o cliente oculto é um profissional que avalia o comportamento da empresa com o público atendido. Com isso, as avaliações feitas por esse profissional servirão de base para a empresa observar o que é necessário mudar para a melhoria do atendimento do cliente.

As vantagens de colocar um cliente oculto na empresa são bastante variadas, por exemplo, como o profissional não tem um vínculo com o estabelecimento avaliado, ele possui um olhar imparcial e trata com uma visão primária sobre os serviços e atendimentos. Os retornos das informações analisadas pelo cliente oculto são especializadas, então a sua visão empírica é essencial.

A empresa que possui um profissional misterioso para avaliação e feedback sobre o atendimento, há uma grande possibilidade de ter um avanço na concorrência pois conseguem compreender melhor as necessidades dos clientes e oferecer as soluções certas.

Fonte: https: //saxbr.com/blog/cliente-oculto/